sexta-feira, 4 de março de 2011

E agora? Qual o primeiro passo a seguir?

Primeiramente, deve-se manter a calma, acima de tudo. Acredite, você irá sobreviver!! (Rssrss)...


A primeira coisa a se fazer é procurar um médico endocrinologista, pois ninguém melhor que ele para lhe orientar e encaminhar para fazer os exames necessários, a fim de descobrir qual o seu tipo de diabetes (se tipo 1  ou tipo 2), desta forma adequando o melhor tratamento (através de insulinoterapia ou medicamentos por via oral), de acordo também com o seu estilo de vida e disposição para seguir o plano de controle à risca.

Uma vez tendo iniciado o tratamento ideal e já tendo traçado o plano de controle em conjunto com o seu médico, cabe a você, paciente, segui-lo, procurando sempre estar de acordo com as recomendações, e sempre fazendo as medições de glicose no seu glicosímetro nos horários indicados pelo médico, lembrando sempre de fazer suas anotações, para que na próxima consulta o médico possa ver se o esquema de tratamento está ou não adequado.

Uma dica importante é sempre procurar ter hábitos de vida saudável, não fumando e consumindo bebidas alcoólicas, alimentando-se bem, principalmente de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e grãos integrais, pães e biscoitos integrais, evitando-se ingerir carbohidratos simples (os que possuem açúcar e amido em grandes concentrações: doces, balas, chocolates, refrigerantes, pães e biscoitos doces, bolos, massas, purês, entre outros), pois estes são absorvidos muito mais rapidamente que os carbohidratos complexos, presentes em alimentos integrais. Uma consulta com um profissional da área de nutrição é de grande importância para se ter um bom controle glicêmico, pois ele criará uma dieta balanceada e que se encaixe perfeitamente nos seus hábitos de vida, principalmente para diabéticos do insulinizados e que fazem contagem de carbohidratos. Um bom sono também é muito importante para que o metabolismo funcione de acordo. Outra dica importante é sempre procurar praticar esportes, pois os exercícios ajudam muito no controle glicêmico. Porém, deve ser moderadamente,  e sempre após uma refeição leve, para evitar que os níveis glicêmicos baixem demasiadamente (hipoglicemia), e é imprescindível carregar consigo algum doce ou sachê de glicose líquida instantânea para casos de emergência.

Seguindo-se o tratamento e adotando-se hábitos saudáveis, o diabético pode tranquilamente ter uma vida normal, como qualquer outra pessoa. Na verdade, não somente os diabéticos deveriam adotar este estilo de vida, mas todas as pessoas que querem viver mais, e com maior qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário