domingo, 13 de março de 2011

Alimentação Viva no controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial



Nos últimos anos a mudança de hábitos de vida vem sendo procurada por um número crescente de pessoas desejosas de uma vida com qualidade. Existe hoje uma consciência maior sobre a necessidade de algumas transformações no nosso cotidiano. No campo da saúde pública, a Promoção da Saúde vem sendo marcada por ações que favoreçam a apropriação da saúde por diversos caminhos. Entre eles estão aqueles voltados para o incentivo às práticas de atividade física e reorientação de hábitos alimentares. Um exemplo de alimentação saudável é a Alimentação Viva


A prática da ALIMENTAÇÃO VIVA, é baseada nas sementes germinadas e brotos, além do consumo de vegetais crus, acrescentada de uma ampla reflexão sobre estilo de vida e envolvimento com os cuidados ambientais, entendendo o ser humano como integrante da rede da vida. Ela valoriza a VITALIDADE de todos os “alimentos”, sejam eles vindos dos elementos da natureza ou do estilo de vida como fontes de energia (ou de organização da bioeletricidade corporal, como prefere Cousens G.).


Segundo o médico Alberto Gonzalez, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha", muitos pacientes começaram a aprender que a Alimentação Viva influencia bastante no controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial.
"Há influências bastante claras na obesidade, na constipação, na inflamação crônica, na dislipidemia – que é o desequilíbrio do colesterol –, nas doenças gastrointestinais e respiratórias e no diabetes", aponta Alberto Gonzalez. 

Assista um trecho da entrevista do Dr. Alberto Gonzalez no Globo Reporter do dia 05/09/2008 para entender o que é a Alimentação Viva e como ela influencia no controle da Diabetes e na diminuição da Hipertensão Arterial, entre outros benefícios que ela traz para o nosso organismo:







Fontes:
  • Globo Reporter (http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20159-3,00.html)
  • Terrapia (Blog do Programa de Alimentação Viva na Saúde e Ambiente, da Fiocruz) http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário