quarta-feira, 23 de março de 2011

A importância da prática de exercícios físicos pelo diabético

Muitas pessoas diabéticas acreditam que exista um certo risco ao se praticar exercícios, pois já que o músculo necessita de mais glicose durante a atividade física, pode-se não ter esta  glicose em quantidade suficiente circulando no sangue, causando-se desta maneira uma hipoglicemia.
Isto não é verdade. Os diabéticos podem (e devem) praticar, sem qualquer risco, exercícios regulares, mas devem procurar sempre uma orientação médica, a fim de que se possa monitorar os níveis sangüíneos de glicose e regular a dosagem de insulina de acordo com as atividades físicas realizadas no dia. Quando o diabético for realizar uma atividade física, ele deve diminuir a quantidade de insulina no período em que for praticar a mesma, para se evitar, desta maneira, que ocorra uma hipoglicemia indesejada.


BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS AO DIABÉTICO

Aumento da captação de glicose pelo músculo: durante a atividade física, os músculos captam glicose mais eficientemente, a fim de produzir energia para a contração muscular e garantir os níveis de glicose adequados. A atividade física estimula a produção de insulina, o que é benéfico para o diabético (no caso dos diabéticos do tipo 2).
Aumento da sensibilidade celular à insulina: a atividade física eleva a sensibilidade celular em 40%, mas com efeito limitado de 2 a 3 dias.
Captação da glicose no período após o exercício: após o término da atividade, a musculatura continua captando glicose de forma mais eficiente. Mas, neste momento, o objetivo não é mais fornecer energia para o trabalho muscular e sim fornecer substratos para recompor o músculo que foi utilizado durante o exercício. Este fenômeno pode ser responsável por hipoglicemias até 48horas após o término da atividade.
Diminuição da gordura corporal: 90% dos diabéticos tipo II são obesos e a gordura tem íntima relação com o aumento da resistência celular à insulina. Por isso, recomenda-se a prática de exercícios a fim de que a quantidade de gordura seja reduzida e, conseqüentemente, diminua a resistência celular a insulina. As modalidades mais indicadas são as predominantemente aeróbias, isto é, aquelas que são realizadas em um ritmo natural e constante. Como exemplos de tais atividades temos a natação, a caminhada, o ciclismo, a hidroginástica, aulas de dança, dentre outros.

Incremento das funções cardio-respiratórias: 
Dentre elas diminuição da freqüência cardíaca e pressão arterial de repouso e aumento do fluxo e distribuição de sangue, do glicogênio muscular e hepático, da freqüência cardíaca máxima e da massa muscular, entre outros.

Redução dos fatores de risco de doenças coronarianas:
A atividade física regular proporciona diminuição do colesterol de baixa densidade e aumento do colesterol de alta densidade, assim como diminuição da taxa de triglicérides. Níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada, fumo e inatividade física são os quatro maiores fatores de risco de doenças coronarianas.

Duração do exercício:
Preconiza-se o mínimo de 20 minutos de exercícios, uma vez que o pico de captação de glicose pelo músculo ocorre entre os primeiros 14 a 20 minutos.

Cuidado! 
A intensidade do exercício diz respeito a quantidade de esforço que o organismo é submetido durante a prática do mesmo. Quanto mais intensa uma atividade é, seja em velocidade ou em força, mais anaeróbio o exercício se torna e, portanto, mais inadequado para o diabético. Por isso, um diabético deve praticar atividade física, mas deve tomar estes cuidados para não fazer com que este benefício se torne um malefício.

Dicas de alimentação para o diabético praticante de exercício físico:
  • Se você for usuário de insulina, as atividades físicas não devem coincidir com o horário do pico da insulina;
  • Recomenda-se o consumo de 15 a 30g de carboidratos (1 maçã + 3 bolachas de água e sal + 1 copo de suco de fruta, por exemplo) antes da prática do exercício;
  • Se for um exercício de longa duração, recomenda-se o consumo de carboidrato durante a prática do exercício (1 barra de cereal, por exemplo);
  • Como em toda e qualquer prática de exercício, deve haver uma oferta hídrica adequada, portanto, o consumo de líquidos (água e sucos) devem ser aumentados.
FONTE:http://www.rgnutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário